CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL
O Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB – foi instalado num antigo prédio, totalmente reformado, onde funcionou a primeira agência do Banco na cidade de São Paulo. Oferece uma série de opções de lazer nas mais diversas áreas: artes plásticas, cinema, música, dança, teatro, palestras, debates e programa educativo. O char-moso prédio, com elementos originais restaurados que mantém assim as linhas que o tornam um dos mais significativos exemplos da arquitetura do início do século, tem Cafeteria e Loja. Um terminal de auto-atendimento bancário funciona no térreo.
Rua Álvares Penteado, 112
Centro – São Paulo – SP
Aberto de terça a sábado, das 10h às 21h. Domingo, das 10h às 20h
(próximo às estações Sé e São Bento do Metrô)
Informações:
(11) 3113-3651 / 3113-3652
www.bb.com.br/cultura
CASA DAS ROSAS
Um dos últimos exemplares das mansões que no começo do século 20 faziam o charme da avenida Paulista, a Casa das Rosas, no seu estilo eclético, já entrou para o calendário cultural da região com suas exposições de arte contemporânea.
Avenida Paulista, 37
Terça a Domingo, das 12 às 19h
MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA
O projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer foi especialmente concebido para abrigar exposições de arte latino-americana em suas manifestações folclóricas. O Memorial da América Latina mantém em suas dependências auditórios, bibliotecas e restaurante.
Av. Auro Soares de Moura, 664
Terça a domingo, das 9 às 18h
Fone 3823-4600
FUNDAÇÃO MARIA LUÍSA E OSCAR AMERICANO
Na residência do casal Maria Luísa e Oscar Americano foi instalada a fundação que leva o nome de ambos, muito conhecidos por sua atuação como colecionadores de arte. No acervo mantido pela fundação, há obras de Cândido Portinari, Lasar Segall, além de trabalhos de Frans Post, documentos e objetos do império brasileiro. Recomendada por seus cursos de arte, a Fundação Maria Luísa e Oscar Americano também vale pelo passeio no bosque que circunda a linda casa no Morumbi, ou para um simples chá no final da tarde.
Av. Morumbi, 4077 – Terça a sexta, das 11 às 16h45 – Sábados e domingos, das 10 às 16h45
Fone 3742-0077
PARQUE DA INDEPENDÊNCIA
O Parque da Independência é um complexo erigido em comemoração a este importante evento da história brasileira e localizado junto ao Museu do Ipiranga. O visitante deve incluir um passeio pela Casa do Grito, Monumento da Independência e a Capela Imperial, onde jazem os restos mortais do Imperador D. Pedro I e da Imperatriz Leopoldina.
Av. Nazaré, s/nº
Terça a domingo, das 9 às 17h
Fone 273-4981
MEMORIAL DO IMIGRANTE
A rica contribuição dos imigrantes para o crescimento da maior cidade da América do Sul está rigorosamente documentada no Memorial do Imigrante, um verdadeiro complexo formado pelo Museu do Imigrante, Centro de Pesquisa e Documentação, Núcleo dos Transportes e Núcleo de Estudos e Tradições. Uma das pièces de résistance do acervo é uma velha locomotiva de 1927, parte remanescente de um dos meios de transporte utilizados pelos imigrantes entre o porto de Santos e a capital.
Rua Visconde de Parnaíba, 1316
Terça a domingo, das 10 às 17h
Fone 6692-7804
PÁTIO DO COLÉGIO
A cidade de São Paulo de Piratininga nasceu no alto de uma colina em 1554 em volta da escola usada pelos padres jesuítas na catequização dos indígenas. A região acabou ficando conhecida como Pátio do Colégio. As construções do local datam de época bem posterior à fundação da cidade – uma capela e o Museu Padre Anchieta reúnem objetos edocumentos relacionados ao processo de criação da cidade.
Pátio do Colégio, s/nº
Terça a domingo, das 9 às 17h
Fone 3105-6899
CATEDRAL METROPOLITANA
de São PauloLocalizada no marco zero de fundação da cidade, a Catedral Metropolitana de São Paulo é uma releitura da célebre Notre-Dame de Paris em toda a magnificência do estilo gótico. A construção foi iniciada no começo do século passado e, a exemplo de outras grandes catedrais do mundo, ainda se acha inacabada, apesar de ter sido inaugurada em 1954. O imponente edifício se encontra atualmente em processo de reforma. Por isso, antes de programar uma visita ao local aconselha-se entrar em contato com a administração. A catedral será reaberta em setembro.
Praça da Sé, s/nº
Fone 3107-6832
MOSTEIRO DE SÃO BENTO
Outro recanto que nos remete a épocas remotas da história da cidade é o Mosteiro de São Bento, fundado em 1559. O local já se tornou passagem obrigatória para os amantes da música litúrgica e, em especial, dos belíssimos cantos gregorianos entoados pelos monges aos domingos, às 10 da manhã. É aconselhável chegar ao local com vinte minutos de antecedência em razão do grande número de visitantes.
Largo de São Bento, s/nº
A igreja está aberta
diariamente, das 6 às 18h
Fone 3328.8799
JOCKEY CLUB
Ainda é possível respirar a atmosfera refinada de uma São Paulo antiga. É só fazer uma visita ao Jockey Club, com as charmosas corridas de cavalos, o sofisticado serviço oferecido pelo Restaurante Charlô e o glamour do Jockey Bar Mercearia e do Canter Bar. O local fica aberto ao público e admite crianças.
Av. Lineu de Paula Machado, 1263
Sextas, a partir das 15h, das 19 às 23h
Sábados e domingos, a partir das 14h
Fone 2161.8300
PLANETÁRIO DO IBIRAPUERA
Um passeio didático pelos segredos do Universo, com a dança da Terra e de outros planetas do Sistema Solar, pode ser feito no Planetário doIbirapuera. Recursos e efeitos especiais ajudam a esclarecer os visitantes sobre os mistérios do Universo.
Av. Pedro Álvares Cabral
Parque do Ibirapuera
Sábados, domingos e feriados, das 15h30 às 17h30
INSTITUTO BUTANTÃ
O misterioso mundo dos animais peçonhentos, com especial destaque para as serpentes, é a grande atração oferecida pelo Instituto Butantã. Os viveiros com esses animais atraem grande número de visitantes anualmente. O Instituto Butantã é referência nacional e internacional quando o assunto é a pesquisa e produção do soro antiofídico.
Av. Vital Brasil, 1500
Terça a domingo, das 9 às 16h30
Fone 3726-7222
CIDADE UNIVERSITÁRIA
A Cidade Universitária é um pulmão verde cravado na zona oeste de São Paulo, com quatro milhões de metros quadrados, onde a população da vizinhança pratica caminhadas e se exercita nas áreas de esportes. O complexo do campus oferece também bibliotecas, museus, anfiteatros e outras instalações para produção e apreciação de cultura.
Av. Afrânio Peixoto, s/nº
Fone 3091-4313
PARQUE DO IBIRAPUERA
Projeto paisagístico de Burle Marx, excelentes e variadas instalações culturais, fácil localização, ótima infra-estrutura para a prática esportiva e palco de shows. A conjunção de todos esses elementos faz do Ibirapuera um dos mais freqüentados e democráticos parques de São Paulo, uma ilha de verde no meio da turbulenta metrópole.
Av. Pedro Álvares Cabral s/nº
Diariamente, das 6 às 20h
Fone 5574-5177
JARDIM BOTÂNICO
A riquíssima flora brasileira pode ser admirada em todas as nuances de espécies, cores, texturas e perfumes no Jardim Botânico. Uma alameda formada por palmeiras imperiais conduz ao Jardim de Lineu, com seus espelhos d’água. O histórico riacho do Ipiranga tem suas nascentes no Jardim Botânico, também muito conhecido por seu orquidário. Abriga também um Museu Botânico.
Av. Miguel Stéfano, 3031
Quarta a domingo, das 9 às 17h
Fone 5073-6300
BOSQUE DO MORUMBI (Alfredo Volpi)
Caminhadas, trilhas, lagos se espalham por 142.432 metros quadrados de muito verde no Bosque do Morumbi. Como tem um playground, o local e o passeio é muito apreciado por famílias com crianças.
Av. Eng. Oscar Americano, 480
Diariamente, das 6 às 18h
Fone 3031-7052
SESC INTERLAGOS
Como tudo o que faz, o Serviço Social do Comércio (Sesc) ofereceu à população de São Paulo mais uma excelente opção de lazer ao criar o Sesc Interlagos. Quadras poliesportivas, lago, auditório, restaurante, lanchonete, quiosques para churrascos, piscinas e sala de leitura fazem do Sesc Interlagos um grande clube popular instalado na zona sul de São Paulo.
Av. Manoel Alves Soares, 1100
Quarta, domingos e feriados, das 8h30 às 17h30
Fone 5662-9500
PARQUE BURLE MARX
O paisagista Burle Marx deixou várias marcas da sua passagem por São Paulo. Uma delas é o parque que leva o seu nome, localizado na zona sul da capital e reservado exclusivamente à prática do cooper e caminhadas. Jardins, palmeiras imperiais e espelhos d’água formam o belo cenário concebido pelo paisagista.
Av. Dona Helena Pereira de Morais, 200 (com estacionamento)
Diariamente, das 7 às 19h
Fone 3746-7631
PARQUE DA LUZ
O atual Parque da Luz (antigo Jardim da Luz) é o mais antigo parque da cidade e hoje se acha totalmente reformado. Ganhou esculturas na área contígua à Pinacoteca do Estado, teve o seu romântico coreto reformulado e se incorporou à onda de revitalização do velho centro de São Paulo.
Rua Ribeiro de Lima, 99
Terça a domingo, das 9 às 18h
Fone 3227.3545
PARQUE TENENTE SIQUEIRA CAMPOS (Trianon)
Localizado em pleno coração da Avenida Paulista, o Parque Trianon tem grande variedade de espécimes da flora brasileira. Ao caminhar pelo sinuoso traçado dos passeios, o visitante vai deparar com seringueiras, jequitibás, jacarandás e outras belas árvores brasileiras.
Rua Peixoto Gomide, 949
Diariamente, das 6 às 18h
Fone 3289-2160
PARQUE ESTADUAL DO JARAGUÁ
Ponto mais alto da cidade, o parque merece ser visitado, entre outras razões, pela estonteante visão que se tem da cidade a partir do pico do Jaraguá. Ao longo da trilha que conduz ao pico, o visitante poderá apreciar nascentes e descansar nas áreas para piquenique.
Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539
Km 18 da Rodovia Anhanguera
das 7 às 17h
Fone 3941-2162
PARQUE DO CARMO
A segunda maior área verde de São Paulo é também uma das principais opções de lazer da população da zona leste. Uma pista de atletismo, lagos, campos de futebol, churrasqueiras para piqueniques, um anfiteatro e um espaço para realização de apresentações musicais atraem milhares de visitantes todos os dias ao Parque do Carmo.
Rua Afonso Sampaio e Souza, 951
Diariamente, das 6 às 18h
Fone 6748-0010
HOPI HARI
“Bom Bini a Hopi Hari” (“Bem-Vindo ao Hopi Hari”) é a saudação para quem chega ao Hopi Hari, esse moderno parque de diversões que possui até uma língua própria para ajudar os freqüentadores a deixar todas as preocupações lá fora. São oferecidas cinco áreas temáticas e quarenta atrações de tirar o fôlego.
Rodovia dos Bandeirantes, km 72
Sextas das 10 às 18h
Sábados, domingos e feriados, das 10 às 20h
Fone 0300 7895566
JARDIM ZOOLÓGICO
Situado no Parque do Estado, uma das maiores áreas verdes da cidade, o Jardim Zoológico abriga quase dois mil animais. São 105 espécies de mamíferos, 211 espécies de aves e 90 espécies de répteis cuidadosamente tratados e, na medida do possível, são respeitadas algumas condições do seu habitat natural. Ideal para piqueniques e caminhadas.
Av. Miguel Stéfano, 4241
Terça a domingo, das 9 às 17h
Fone 5073-0811
ZÔO SAFÁRI
No Zôo Safári, os visitantes terão acesso a leões, tigres e ursos em regime de semiconfinamento. Os visitantes podem circular livremente, no entanto, entre os animais de outras catorze espécies que estarão soltos. Fiel ao perfil de instituição científica e educacional, o parque possui sinalização com informações que farão do passeio uma experiência bastante enriquecedora.
Av do Cursino, 6338
Fones 6336-2131/2143